quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Vampiros de Richelle Mead...

À primeira vista, Vampire Academy (Academia de Vampiros) parece ser apenas mais um romance vampírico, seguindo o mesmo caminho de Twilight. No entanto, basta ler um ou dois capitulos para se ver que o desenlace criado por Richelle Mead é muito diferente do desenlace da Stephanie.*
Richelle Mead foi pesquisar os mitos de vampiros, entre outras coisas sobre os mesmos, à Roménia (o "berço dos vampiros"), e foi daí que retirou as suas ideias para a Vampire Academy.

Esta série possui seis volumes, dos quais quatro já foram lançados nos EUA. No Brasil, a Nova Fronteira lançou o primeiro volume com o título O Beijo das Sombras.

A obra apresenta três "raças" de vampiros, cada uma com suas características:

-Os Dhampir podem andar de dia, não bebem sangue, possuem a força de vampiro e a resistência de um homem. Eles protegem os Moroi, ou seja, são os seus Guardiães.
-Os Moroi são vampiros do bem que se alimentam de sangue, mas não matam. Eles representam a realeza e são protegidos pelos seus Guardiães (os Dhampir.)
-Os Strigoi são criaturas sedentas por sangue, matam humanos e vampiros e não morrem.

Na colecção da Academia de Vampiros, a sociedade vampírica é muito parecida com os humanos fisicamente.

A princesa Lissa (Moroi), última representante da monarquia Dragomir que corre risco de morte por causa de um dom especial. Mas ela conta com a ajuda de Rose Hathaway, sua amiga Dhampir que se está a preparar na Academia St. Vladimir (a escola dos vampiros) para se tornar a sua Guardiã.

O livro tem muita ação e estratagemas, mas Richelle Mead se diferencia do habitual por utilizar a obra para fazer uma crítica social. Ela compara o modo de vida dos vampiros com o dos humanos, passando relações de autoritarismo, poder e amor. E claro, numa história de vampiros não pode faltar ação e sangue.

Fonte: Leitura Antenada


*Aqui, não pretendo fazer qualquer tipo de crítica a Stephanie Meyer, pois acho que Twilight também é uma excelente colecção!

0 Comments:

Post a Comment