quarta-feira, 5 de maio de 2010

O mundo de Charlaine Harris

Olá!
Vejam esta noticia sobre o "mundo de Charlaine Harris".

"Acabei de ler o 4º volume da série Sangue Fresco de Charlaine Harris, Sangue Oculto, que estará à venda a partir de 22 de Janeiro. Como o livro impresso costuma chegar à editora cerca de um mês antes de ser colocado à venda, aproveitei para surripiar um exemplar e passei o Natal a ler mais uma aventura absolutamente tresloucada de Sookie.

Gostei do primeiro livro, mas foi preciso passar ao segundo e, em especial, o terceiro volume, para Charlaine Harris definitivamente "morder-me" com o seu sentido de humor negro e absolutamente irreverente. Não posso deixar de rir-me alto com as situações surreais em que a personagem se enfia. Sookie é uma empregada de bar telepata numa cidadezinha provinciana da América sulista. A sua "deficiência", como lhe chama, impede-a de ter uma convivência social normal, e é tremendamente difícil iniciar uma relação com homens a quem consegue aceder todos os pensamentos (sujos).

No mundo de Charlaine Harris, vampiros revelaram a sua existência ao mundo e bebem sangue sintético descoberto por japoneses. Socialmente integrados, é no entanto com muita desconfiança que encaram a presença do vampiro Bill na pequena comunidade de Sookie.

Incapaz de aceder aos pensamentos dos vampiros, Sookie sente-se bem como nunca se sentiu nos braços de Bill e deixa-se enredar numa relação amorosa.

Este é o ponto de partida e entrada de Sookie no mundo dos sobrenaturais e acreditem que não são só vampiros. Já vi de tudo. Lobisomens, metamorfos, ménadas, bruxas, fadas...

Penso que a qualidade principal da série reside no facto de ter uma personagem feminina central tão forte, capaz de enfrentar criaturas perigosas e negociar ou lutar com elas. Sookie está longe de ser a típica rapariga white trash. Mesmo não tendo tido uma educação universitária, a sua luta diária para sobreviver com a sua "deficiência" tornou-a forte, inteligente e independente.

Ela também não deixa de ser uma mulher profundamente carente e são as aventuras e desventuras de Sookie com os vampiros Bill, e também Eric, assim como outras personagens masculinas interessantes (Alcide!), que constituem também o grande interesse da série.

Sangue Oculto surpreende por apresentar uma faceta totalmente inesperada de Eric, e acredito que os leitores vão gostar da surpresa. O meu livro favorito será, até agora, Clube de Sangue (3º), mas todos eles têm qualidades e cenas memoráveis.

Por isso, se querem ter um sabor do sobrenatural polvilhado de um sentido de humor absolutamente delicioso com muita sensualidade à mistura, Charlaine Harris é a escolha certa.

Não podia deixar de referir a série da HBO, baseada nestes livros, e que agora caminha para a sua terceira temporada. Já tive a oportunidade de ver a série e é cativante, embora tenha os seus altos e baixos. Gosto da forma como desenvolvem melhor algumas pontas soltas deixadas pela autora, mas tomam algumas liberdades em relação à personagem central, e eu confesso preferir a Sookie dos livros."

Fonte

0 Comments:

Post a Comment